Linkedin

Instagram

Facebook

Twitter

Pesquisa
 

Quais cuidados tomar com os empréstimos consignados?

Alonso & Alonso Sociedade de Advogados > Artigos  > Quais cuidados tomar com os empréstimos consignados?

Quais cuidados tomar com os empréstimos consignados?

Quais cuidados tomar com os empréstimos consignados?

Existem muitas fraudes que envolvem empréstimos consignados.

Os aposentados e pensionistas devem tomar muito cuidado com o benefício do INSS. Muitas instituições financeiras averbam empréstimos relacionados ao recebimento do INSS sem a autorização do beneficiário.

A averbação do empréstimo consignado envolve três ações:

• A reserva do salário ou benefício do aposentado ou pensionista para o banco;
• A reserva da margem consignável utilizada;
• Envio das condições do Contrato para o banco, como prazo para pagamento e taxa de juros.

É a averbação que garante que o pagamento das parcelas do empréstimo seja feito de maneira automática, porém quando o aposentado ou pensionista realiza uma solicitação de empréstimo consignado, a sua proposta não é analisada apenas pelo banco, mas também pelo órgão responsável pela sua renda, como o INSS. Essa é a forma correta.

É extremamente aconselhável que os pensionistas e aposentados somente contratem empréstimos com bancos que sejam conveniados ao órgão responsável pela sua renda. Contudo, alguns bancos e instituições averbam empréstimos para vítimas que já estão habituadas a pagar parcelas consignadas com valores muito baixos e, assim, acabam não percebendo os novos débitos em suas contas.

Por lei, um empréstimo consignado pode ser dividido em até 84 vezes. Dessa forma, é possível aplicar parcelas baixas e que podem passar despercebidas.

Nós, do Escritório Alonso & Alonso, sempre orientamos nossos clientes para que, frequentemente, realizem uma consulta dos extratos pelo website ou aplicativo “Meu INSS“. Além disso, é importante formalizar as denúncias e tomar as medidas judiciais cabíveis com o objetivo de punir bancos e instituições.

Dr. Matheus, advogado especialista em Direito Processual Civil, Direito Civil e sócio do Escritório Alonso & Alonso Sociedade de Advogados, repercutiu sobre esse assunto tão importante em um vídeo publicado no Reels em nosso Instagram.

Assista e aproveite para curtir nosso perfil: https://bit.ly/37fCJTO

Sem comentários

Deixe um comentário