Linkedin

Instagram

Facebook

Twitter

Pesquisa
 

Projeto de Lei pretende reduzir indenização sobre FGTS em casos de demissão sem justa causa.

Alonso & Alonso Sociedade de Advogados > Artigos  > Projeto de Lei pretende reduzir indenização sobre FGTS em casos de demissão sem justa causa.

Projeto de Lei pretende reduzir indenização sobre FGTS em casos de demissão sem justa causa.

Projeto de Lei pretende reduzir indenização sobre FGTS em casos de demissão sem justa causa.

Há um Projeto de Lei em andamento que visa a diminuir a multa sobre FGTS em demissão sem justa causa, a indenização recebida pelo empregado cairia de 40% para 25%. A proposta ainda está em análise nas comissões e deve ser discutida pela Câmara e pelo Senado.

A Constituição Brasileira prevê que o trabalhador tenha uma proteção contra a demissão arbitrária ou sem justa causa. Desta forma, entende-se que a proposta do Projeto de Lei não é adequada.

A Constituição protege o trabalhador contra a demissão e essa proteção precisa ser regulada pela Lei. Uma queda abrupta de 40% para 25% no valor da indenização pode complicar ainda mais a vida do trabalhador em um momento de crise econômica, uma vez que o FGTS representa uma maneira dele fazer frente às dificuldades em um momento de desemprego.

Nos anos 1960, foi alterada a regra da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que previa estabilidade no emprego para o trabalhador que passasse dez anos na mesma empresa. A mudança ocorreu por conta do interesse dos empresários, que buscavam flexibilizar a legislação trabalhista e mostravam-se contra a estabilidade no emprego. O Fundo de Garantia, que garante o tempo de serviço do trabalhador, foi criado como uma opção ao Regime da Estabilidade Decenal que era previsto na CLT.

Na prática, o fundo acabou valendo como a forma de contratação geral a partir da sua criação, porque essa opção pelo fundo ou pelo sistema anterior da CLT se mostrava uma imposição ao trabalhador, não era uma escolha pessoal dele, e com a Constituição de 1988 se transformou em obrigatório. Então, todo trabalhador, quando é admitido no regime de emprego faz jus ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e se ele é dispensado tem direito a multa de 40%. Esse regime foi implantado em 1988.

Diminuir a indenização compensatória é apenas facilitar a dispensa e tornar o trabalhador vulnerável ao empresário.

 

Um abraço a todos.
Alonso & Alonso Sociedade de Advogados
OAB/SP nº. 19.209

Fonte: Jornal da USP. “Projeto de lei pretende reduzir indenização sobre FGTS em casos de demissão sem justa causa“. Texto editado. Jornal da USP no ar – 1ª edição. Sob licença: CC BY 3.0 BR

Sem comentários

Deixe um comentário